OS SETE PILARES DA SABEDORIA:

Inteligência, Conhecimento, Paciência, Prudência, Justiça, Honestidade e Coragem

_________________________________

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

SER PORTUGUÊS : ORGULHO, VERGONHA OU SER?? (Outra Parte da Questão)



Parece que chegaram à conclusão que este País, que como todos sabem, começou com um filho a bater na mãe, lá para os lados de Guimarães, é considerado aquele que em toda a U.E. tem mais apetência para a fuga aos impostos!!!




É ou não de estar orgulhoso por ser Português? Nisto somos os 1ºs. Estava a ver que não ganhávamos uma!




Também ocupamos lugar de destaque na corrupção. Esta prática, remonta ao princípio da nossa nacionalidade , mas foi importada ( e de onde ....):
«Em 1143, quando o Cardeal Guido de Vico, emissário do papa, reúne o infante ( o nosso Afonso ) e Afonso VII (castelhano), em Zamora, território de Leão, para tentar convencê-los que a animosidade entre ambos favorece aos infiéis (mouros), Afonso Henriques faz então uma jogada genial. Alegando o milagre de Ourique, escreve a Inocêncio II, reclamando para si e seus descendentes, o status de “censual”. Ou seja, dependente apenas de Roma. Dentro de seu território manda ele e só ele – estamos conversados.
O Vaticano custa a responder. Na verdade, exactos 36 anos. E só responde depois que Afonso Henriques acelera o processo com uma esmolinha de mil moedas de ouro» (in D. Afonso Henriques de Angela Dutra de Meneses).


Há quem diga que não conta por ter sido um ensinanento "santo", tão santo quanto o tal milagre de Ourique.
Ao aperceber-se que não era só à porrada que se resolviam as coisas, principalmente aquelas, em que era preciso escrever, passou a então criada Nação, a utilizar o método, de forma natural - Queres o registo mais depressa? Passa para cá umas moedas que não és mais que o Rei! - Continuou séculos fora este hábito, que até aquilo que já se fazia com normalidade, passou a andar mais devagar, - Venham lá essas moedas, oh palerma!
Aliás, nos finais do século passado, uma empresa, então ainda pública ou seria estatal (se não estou em erro), a troco de mais umas moedinhas, criou o "correio azul", para entregar uma carta em qualquer parte do país, o que antes era uma situação normal e corriqueira. O Correio Azul é mais rápido? Engano seu! O Correio Normal é que passou a ser mais lento!
Por isso continuo a pensar que ser português ainda é motivo de orgulho!




E como de dinheiro se fala, o já anteriormente citado "pasquim" Financial Times, considera que Portugal tem o pior ministro das Finanças de toda a U.E. - Dor de cotovelo inglesa, é o que é! Um homem daqueles! com h grande!




E mesmo que seja? Isso conta alguma coisa? E os outros? os bons?, por acaso já descobriram a solução para a crise global no geral, e nos seus países em particular?




O nosso M.F., pode não saber resolver no global, mas já saque quem vai lixar no particular - O Povo, isto é, a maioria! e já deu a Formula ao nosso 1º :
- Sócrates, vais a Inglaterra, e trazes de lá o Robim dos Bosques! E não te esqueças de dizer ao populacho, que tu, como o Xerife de Nottingham, também vais ser roubado por ele, e com a quantidade tão grande de ricos que há em Portugal - a Maioria Parlamentar acrescida dos seus votantes - vai dar tanta receita, que segundo os estudos económicos, e já certificados pelo Bagão Felix, vão permitir a um aumento de € 0,15 ( sem engano: 15 cêntimos) por mês a cada um dos pobres! Assim conseguimos contribuir para o aumento do poder de compra dos portugueses.




Não é para estar ORGULHOSO??? MUITO SEI EU!!!!!


( continua...)

Sem comentários: