OS SETE PILARES DA SABEDORIA:

Inteligência, Conhecimento, Paciência, Prudência, Justiça, Honestidade e Coragem

_________________________________

domingo, 31 de maio de 2009

E VISTO POR ESTE LADO??

Tenho cá andado a pensar, o que é mau, que este nosso sistema de democracia, deixa muito a desejar.
E não é por causa do chavão, que não sendo a democracia um sistema perfeito, é o mais justo.
Até pode ser. Mas não o nosso.

O meu ponto de vista é o seguinte:

O cidadão, também conhecido por povo, ouve (?) os candidatos, e vai às urnas (que raio de nome para o fim a que se destinam, ou não?), elegendo aquele que, em seu entender, poderá orientar os destinos da sua nação, da maneira mais aproximada à sua maneira de pensar.
Entretanto, já tinha pago através dos impostos, que como a palavra indica também são uma impostura, o custo de tal acto, e deixa bem claro, que continuará com as suas contribuições, a garantir o pagamento do salário aos escolhidos, bem como o capital necessário a todas as despesas de gestão e à gestão, passando-lhe a procuração que permite, em seu nome, contrair os empréstimos que entenda necessários, para fazer face a tudo e frente a todos.

O candidato, assim que é eleito, assume com naturalidade a sua "ordenação", que é o mesmo que dizer, que de imediato passa a mandar em quem lhe paga.

Posto isto, posso afirmar:

Eu, cidadão, escolho outrem para mandar em mim, para contrair compromissos por mim, para governar por mim e ainda pago para isso!

Fosse o meu país uma empresa Sociedade Anónima, eu accionista, escolho a comissão executiva para levar por avante os meus negócios, só que, no caso do candidato eleito, é este que manda em mim, e não eu que mando nele.

Resumindo:

A nossa democracia, é uma empresa na qual o trabalhador (governo) manda no patrão (povo)!

Assim, visto por este lado, já se entendem muitas atitudes por parte de quem «manda».

MUITO SEI EU!

Sem comentários: