OS SETE PILARES DA SABEDORIA:

Inteligência, Conhecimento, Paciência, Prudência, Justiça, Honestidade e Coragem

_________________________________

sábado, 22 de novembro de 2008

O FLATO, A SOLTURA OU APENAS GASES???

Isto vai de vento em poupa!

A sorte ou a grande ideia de dividir a "Educação" em 2 ministérios, é o único mérito que reconheço no nosso 1º.

Muito gostava eu de saber, qual o modelo de avaliação de professores, em vigor no Ministério do Ensino Superior!!
Existe?? É BOM??
Então por que raio não se adapta esse modelo aos professores do outro ministério??
Com que escuro (ou escuso) fim, quer a "Ministra SOCIÓLOGA" inventar outro??
Confesso que não percebo patavina do assunto, e como tal, andei colado aos noticiários, para ver se entendia os motivos de tanta agitação. Qual quê! Nada de Nada! - Cada vez mais confuso.

- Houve uma mega-manifestação de professores (do ensino secundário segundo entendi) contra o modelo de avaliação imposto;
- Os diversos Sindicatos e "Frentes", também enviaram os seus representantes para a manifestação;
- Depois os Conselhos "NÃO SEI QUÊ" das escolas, também manifestaram a sua discordância com o dito cujo;
- Os professores independentes (segundo percebi, são uns que não querem misturas com sindicatos), também se manifestaram para mostar que não concordam com o tal modelo.
- A minha filha também não!;
- A ministra riu-se disto tudo e o resto da malta ficou ainda mais zangada.
- Então a ministra, ou por cópia da estratégia do nosso 1º (quando andou a fumar lá nos aviões), ou por ordem deste, foi ao Parlamento, e parlou: - Desculpem lá qualquer coisinha Srs Professores, não ia imaginar que só por isto iam fcar tão desmotivados!
Às professoras, nem uma palavra...

Pensava ela (penso eu), que a coisa ia ficar por ali. - Nada disso!

Vem a Ferreira Leite (que também já foi da Educação) e tira-lhe o protagonismo, ao afirmar: Manda-se a Democracia para uma licença sem vencimento, põe-se tudo na ordem, e volta a democracia outra vez!

ESCANDALO NACIONAL - Gritam uns;
ELA QUER TIRAR O "D" AO PSD - gritam outros - E FICAMOS TODOS PS?? ISSO É QUE NUNCA!!! Grita o autarca de Gaia ( que penso não ser Gaiense);
A MULHER ESTÁ DOUDA - gritam ainda outros - NEM PENSA NO QUE DIZ!;
PIOR - mais uns a gritar - DIZ O QUE PENSA E ISSO NÃO É DEMOCRÁTICO!;
E nesta confusão também há quem diga à boca fechada - Ora, aí está alguem que teve coragem de dizer o que todos pensam...

( Oh Tia Manela, eu bem que a tinha aconselhado a demitir - se, mas, para quem disse que não quer dar espectáculo e que não consegue fazer passar a mensagem...)

O nosso 1º esfrega as mãos - Esta já pode encomendar o caixão politico! Vai ser uma festa!
A Tia Milu, ri de contente - Ah, e eu é que era a ditadora, arrogante e mal-educada?? Já está no papo!!

Engano outra vez - Nada disso!

Os sidicatos, ao verem o seu protagonismo na "Desgraça Nacional" a cair - logo gritam : Nada de desviar as atenções!! AGORA, OU O NOSSO 1º VEM DIZER QUE O MODELO DE AVALIAÇÃO ESTÁ SUSPENSO, OU NÃO HÁ NOTAS PARA OS ALUNOS NO FIM DO 1º PERIODO!!
(fiquei espantado por saber que ainda havia períodos - resquícios do antigo sistema de ensino)

Misturam-se agora os alunos na embrulhada que de repente se lembram que o seu estatuto também está uma bagunça, e tudo piora outra vez.

Vai daí, o nosso 1º toca a reunir, e convoca um conselho extraordinário (com os ministros ordinários, porque não tem outros), e quando se pensava que tudo se ia resolver anunciando a suspensão do modelo criminoso - Nada disso!

O nosso 1º nem deu a cara (nada de estranho, os 1ºs sempre foram assim: ficavam na secretaria e quem se lixavam eram os milicianos).

Mandou a Milu dizer, qual mamã com voz doce, sorrindo (às vezes, mas sempre amarela), a educar a criança da pior maneira : Pronto, a mamã bateu com força e sem razão não foi? Vá, não chores mais- toma um chupa-chupa, já desembrulhado. É só meteres na boca!! Pronto, Pronto.

Foi o espanto geral!!!

Desarmou toda a gente. E foi ela própria a correr de Canal em Canal (televisivos, pois claro) a espalhar a "Boa Nova" . apregoando aos 4 ventos: OLHA O MODELO SIMPLEX!!" - TÁ TUDO NA MESMA MAS JÁ DESEMBRULHADO!! - As escolas é que não sabiam que o nó era tão simples de desatar!

Mas eis senão quando, na ânsia de divulgar tão grande e boa notícia, afirma:

- Há mais de 30 anos que em Portugal não há aulas assistidas, quando no resto da Europa, mais de 50% das aulas são assistidas!!!
- E o nosso modelo tem de ser muito mais complexo que os outros, porque o nosso país tem o mais baixo indice de aprendizagem e o mais alto em abandono escolar.

E NINGUÉM COMENTA ISTO ??? NINGUÉM LIGA A ESTAS AFIRMAÇÕES NEM TIRA ILAÇÕES???

Dizem-me que os Blogues chegam a todo o lado. Será que por essa Blogosfera alguém me ajuda a compreender isto??

SOCORRO!!! S O S !!!

A minha esposa já me ameaça com o "divórcio na hora", pois acha que eu estou a ficar tolo e não está para aturar malucos.

Então vejamos:

1º :

- Alguém se lembra que recentemente a Tia Milu afirmou que suspender este (digo, aquele) modelo de avaliação era recuar 30 anos?
- Agora diz, que a prática das aulas assistidas que se faziam há 30 anos atrás estava certa??

Em que ficamos?? E o maluco sou eu??

- E há 30 anos atrás não havia uma ditadura em Portugal??? E só a Tia Manela é que pensa assim? Esta pelo menos só quer uma folguinha, enquanto que a ministra quer recuar 30 anos para avançar outros 30.

E o maluco sou eu?

Estou a meter os pés pelas mãos??? Estou a ver mosquitos por cordas no Japão??? Estou, como dizia o meu professor de Fisica, referindo-se ao movimento pendular, e dadas as minhas oscilações sobre o assunto, como o rabo do burro que também abana mas não é nehum pendulo!?!

2º :

- Então quer dizer que como estamos atrasados, para mostrar que é engano de estatistica, optamos pelo modelo mais complexo que jamais existiu, para na Europa verem do que somos capazes? - ministra complicada está aí - como dizem os novos donos da lingua portuguesa: "Bota complicado nisso!".

3º :

Se a decisão anunciada pela tia Milu, vem directa de um conselho de ministros, porque razão, sindicatos, professores, frentes, plataformas sindicais, etc e tais, pedem a demissão só da ministra?
A socióloga é tão forte, que influencia todo o Governo?, Ou os engenheiros do governo, têm medo de ficar mal retratados na obra que tem no prelo, sobre os engenheiros e a engenharia em Portugal no século XX???

Afirmou, sem medos destes, António Vitorino, nas suas notas soltas, " A politica de Educação é do Governo, e a Ministra da Educação é apenas a testa- de- ferro que a representa."

Só me resta fazer um apelo:

















- MANUEL ALEGRE :
A quem ninguém cala! Que não precisa colocar titulos académicos para se identificar! Que por mérito próprio pertence ao Clube dos Poetas Vivos! De quem também cantei e canto seus poemas musicados!

Manuel Alegre, não pode dar um pontapé democrático no traseiro desta gente???

Ou quando afirmou estar farto deste quero, posso e mando ( afrirmação que a tia Milu considerou insultuosa), tal não passou de um flato, sem consequência diarreica, porque era só acumulação de gases??

E termino esta citando o grande Eça de Queirós: " OS POLITICOS E AS FRALDAS DEVEM SER MUDADOS FREQUENTEMENTE E PELAS MESMAS RAZÕES".


Sem comentários: