OS SETE PILARES DA SABEDORIA:

Inteligência, Conhecimento, Paciência, Prudência, Justiça, Honestidade e Coragem

_________________________________

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

FAMILIA COMO ESCOLHA E QUEM ESCOLHE




Tenho dúvidas sobre o titulo escolhido para esta reflexão, mas fica assim.
Veio-me à ideia uma visão interessante sobre a maneira como tratamos os nossos filhos e como eles nos tratam depois.
Nesta vida de corre-corre, para garantirmos alguma independência económica, ou se quizer ser mais realista, para fazer frente aos sacríficios exigidos por me ter convertido à deusa "sociedade-de-consumo", ao deus "bem-estar", à deusa "luxúria" etc.,et., que faço todos os dias?

A correr saio de casa, atiro com os filhos para o carro, autocarro, comboio, o que seja, e a correr descarrego-os num armazém para crianças - creche-infantário-escola, o que quer que seja.

Educação?? e o tempo? Atenção? e o tempo? Carinho? e o tempo?
Chegou a noite e saí a correr do trabalho, pois tenho que ir buscar a correr os meus queridos filhos (pois se chego atrasado tenho de pagar mais uns extras...), arranco-os de lá, torno a atirá-los para dentro do transporte utilizado e chegamos a casa. Que Bom! - Meninos e meninas tudo a fazer os trabalhos de casa E JÀ! NEM UM PIO QUE TENHO A CABEÇA EM ÁGUA! Merda de vida - ainda falta aspirar e fazer as camas, QUANDO É QUE VOCÊS APRENDEM A ARRUMAR O VOSSO QUARTO??, e o jantar? e a roupa? e o passar a ferro? e o caraças do patrão que parece que só me conhece a mim quando precisa, mas para os aumentos e promoções só conhece os outros, E QUAL AJUDA QUAL QUÊ? NÃO ESTAVAS COM ATENÇAO NA AULA'' DESENRASCA-TE QUE EU TAMBEM ME DESENRASQUEI!! PENSAS QUE TINHA A SORTE DE TER UM PAI QUE ERA ENGENHEIRO E ME ENSINAVA TUDO??
E tudo para a cama depois de jantar para ver se ponho as ideias claras, e não quero barulho - JÁ CHEGA DE BRINCADEIRA!!!

Mais tarde interrogamo-nos : A quem saem estes miudos? Que raio de feitios? Quem os pode entender? E eu dei-lhes sempre tudo, fiz imensos sacrifícios por eles ...

Pois foi, deixei que a personalidade deles fosse sendo moldada pelas senhoras da creche, pelas professoras, pelos amigos que esolhiam como referências, porque eu não tinha tempo ...

E agora? Agora eles vingam-se! Como eu não tive tempo para eles, também eles não têm tempo para mim.
E já me descarregaram num armazem para velhos (lares, casas de 3ª idade, centros sociais, azilos, etc.,)

De quem é a culpa?

Sem comentários: