DIVAGAÇÕES DE UM CIDADÃO QUE NADA SABE DE POLÍTICA, OUVE NOTÍCIAS ÀS VEZES E LÊ CABEÇALHOS DE JORNAIS DE QUANDO EM VEZ, CONSIDERANDO-SE UM PORTUGUÊS COMUM.
OS SETE PILARES DA SABEDORIA:
Inteligência, Conhecimento, Paciência, Prudência, Justiça, Honestidade e Coragem
_________________________________terça-feira, 7 de dezembro de 2010
COM A EDP FAZ-SE LUZ?
A EDP está a fazer-me cócegas nas palmas das mãos.
Começo pela vergonha do bi-hórario: se o consumo for entre as 22h e as 06h, o consumo de energia é mais barato.
É ou deve ser?
É - se contratar outro contador para o efeito. Mas que raio é que um contador tem a ver com o preço da energia? Então se não pagar por fora, a energia não muda de preço?
Tenho para mim que deve ser, para todos, sem necessidade de se pagar para o efeito.
Mas vamos ao que cá me trouxe.
Interrogo-me, sobre essa coisa do "Défice Tarifário"?
Segundo apurei resulta do preço da energia que é facturado ser inferior ao seu custo real. E tal diferença, é compensada pelo Estado à EDP.
E as coisas começam a fazer-me confusão, pois se assim é, como é possível a EDP apresentar lucros? Há qualquer coisa que não me querem contar.
Os lucros são fabulosos, os administradores são altamente premiados, se já se «mexiam» ainda se mexem melhor, e vão iluminar campos para África, quando por cá ainda não cobrem a totalidade do país.
Agora, com a crise, tenho umas interessantes questões, para as quais, não consigo descortinar qualquer luz esclarecedora, ou talvez sim.
Então é assim:
Por estarmos em tempos de poupança, vou gastar menos energia, (como o governo aconselha e a carteira obriga), mas a EDP está descansada quanto aos seus lucros, porque basta estalar os dedos e aumentar o tarifário, estando a isso autorizada a fazer.
"Não é admissível que um Estado tenha uma clausula de GARANTIA DE LUCROS aos accionistas da EDP no caso dos Portugueses reduzirem o consumo para se defenderem. Há uma clausula que permite aumentar o tarifário para compensar. Isto é uma coisa absurda! " (Ventura Leite, ex-deputado do PS)
Porreiro pá!
Por outro lado, tenho que aumentar a produtividade,(aconselha o governo) e como tal tenho de produzir mais ( pede a carteira), e por isso consumir mais energia (Oh diabo!).
Bem, mas isto é de uma perversidade atroz.
Se poupo, estou tramado porque a EDP me vai aumentar o preço da tarifa, e quanto mais gastar, mais o Estado gasta em subsídios ao consumo, se produzir pouco, menos o Estado gasta, e como tal ajudo o Estado a reduzir despesa.
Então como vou conseguir mais produtividade se os incentivos são para o contrário??
FÁCIL: Vou reduzir o salário ao meu empregado, até porque ele está a trabalhar pouco - mandrião, só quer ter direitos, não liga aos deveres, etc...
Em tempo: E estou eu preocupado com os custos de interesse geral que representam 42% do valor da factura que tenho de pagar...
Ainda mádem dar razão!! (ex-ministro Jorge Coelho)
MUITO SEI EU!!!!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário